domingo, 14 de setembro de 2008

Hoje ninguem escapa!




O assunto e' algo que todo mundo tem. Grande, pequena, pobre, rica, feliz, infeliz, divertida ou nao. Todo mundo tem.Tudo bem que eu derrubei meu "guarda-roupa-virtual" e por horas e horas passei, repassei as fotos de uma galerinha que ja existia bem antes de eu existir. Minha familia.Descobri que ja' vi na rua algumas pessoas usando a blusa preferida de bolinhas pretas de uma tia bem chata. E ha quem diga que os tempos mudaram.Mas voltando a farofada a beira-mar, familia e' muito bom.Muitas e muitas vezes, reprovei a correria de final de ano. Primos de todas as idades, cores e tipos de penteados. Nao importava os nomes, porque nunca ninguem conseguiu memorizar todos. Puxava pela orelha, e la' estavam....todos na "fila-da-merenda".Uns choravam, outros caiam no chao de tanto rir, outros corriam pro banheiro e assim passavam nossas noites de finais de ano.Eu, como sempre tive discretude como ponto forte, nao sairia sem uma discursao na roda dos adultos. Sim, era birrenta e super chata. Nao que esses adjetivos tenham me deixado ao longo dos meus 21 anos...mas aprenderam a se controlar.Sentadinha, eu sempre observava. Observava o barulho, a comelanca, as brigas, os abracos de "feliz ano novo", e ate os telespectadores do "show da virada" na globo.E pensava: "este sera' o 'ultimo ano!"E assim se repetiram 19 anos. Ate o dia em que eu resolvi mudar. Sai da minha, e fui observar o mesmo processo na casa da minha melhor amiga. Sem sucesso, familia e' tudo igual.Tira a roupa, poe a roupa, pega o filtro solar, pega a boia, onde esta a mamadeira?, e a fralda?!, cuidado pra nao cair, ele vai se afogar,eu quero picole, e raspadinha mae...bla bla bla!Essas frases ate hoje atormentam minhas lembrancas. Atormentam tanto que eu aqui, do outro lado do mundo, continuam a me martelar a cabeca.Ah se as formulas quimicas tivessem grudado tao quanto tais frases pro vestibular! Teria sido batata!Tudo isso tem so um motivo. A saudade de casa. Bem que me falaram que eu sentiria falta ate do que eu nao imginava. Sim, e realmente nao imaginava que a fralda suja do meu priminho( mais novo membro da "grande-familia") faria tanta falta.Falta nao do barulho, nao da gritaria, nao do entra-e-sai da casa da vo',nao das milhares de contas de celular de cada neto em cima da mesa, nao do churrasco garantido sempre no dia 1 de janeiro que sempre sobra comida pro dia 2; e sim falta de tudo isso junto.Da energia, dos abracos, das perguntas, e das recepcoes quando eu chegava!Tudo era novidade, tudo se aproveitava, e se brincava.Concordo que a blusa de bolinhas pretas da tia ainda esta la, bem passada e fora de moda. Mas ela ja foi muito usada para as apresentacoes de teatrinho entre primos.A "matriarca" ja nao esta la. O marido dela tambem nao. A foto de todos os netos e filhos esta cravada na parede, e que grande parede. E que grande familia. E que grande saudade.Eles me fazem falta. To sentindo que o coracao ja ta mais do que pedindo. Eu agora observo de longe, o quanto preciso deles.Nao importa o numero, voce tambem tem uma! So nao precise cruzar um oceano pra saber que, sem eles, falta um pedaco teu!

Nenhum comentário: